Amazonas – Uma mulher de 42 anos foi detida na ultima terça-feira (07) em Manaus, acusada de abandonar o próprio pai, um idoso de 68 anos, em uma rua do bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade.
A prisão ocorreu após a denúncia e intervenção da equipe do Centro Integrado de Defesa da Pessoa Idosa (Cipid), ligado à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A filha, que também era responsável pela administração da aposentadoria do idoso, teria feito um empréstimo no valor de R$ 20 mil sem sua autorização, além de usufruir dos benefícios sem fornecer o devido amparo ao pai.
Segundo a delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), a vítima foi inicialmente encaminhada para a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), da Prefeitura de Manaus, após ter sido encontrada abandonada em via pública.
Ao investigar o caso, a equipe policial localizou um dos filhos do idoso, que indicou a responsabilidade da irmã sobre o pai. Ao tentar contatá-la para retirar o idoso da Fundação, a filha se recusou e admitiu ter abandonado o pai em via pública.
Surpreendentemente, ela afirmou preferir ser presa a cuidar dele, admitindo também a apropriação indevida dos bens do idoso enquanto geria seus benefícios financeiros.