Manaus/AM – Com a estiagem que atinge o Amazonas e as queimadas que estão causando fumaça intensa em Manaus, a qualidade do ar acaba se tornando uma das piores do mundo.
A Fiocruz Amazônia recomendou nesta quinta-feira (12) o uso de máscaras para evitar problemas respirátorios, devido os níveis alarmantes de poluição no ar.
O cenário de muita fumaça também pode causar problemas na pele, ressecamento e irritação do nariz, garganta e olhos, rouquidão, tosse seca, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.
“O material particulado é o mais nocivo à saúde e pode atingir diferentes órgãos e tecidos do corpo humano, como olhos, nariz, garganta, pulmões e corrente sanguínea, para dar alguns exemplos. Uma particularidade que não podemos ignorar é que a fumaça das queimadas, mais visível aos olhos humanos em períodos críticos do ano, vem acompanhada de outros poluentes ambientais nocivos, como os gerados por veículos terrestres e aéreos, gás de cozinha, atividade comercial, agrícola e industrial, por exemplo”, disse o órgão.