A Onça subiu de novo! Com o apoio intenso do torcedor amazonense, o Amazonas FC venceu o Botafogo-PB por 2 a 0, na Arena da Amazônia, e conquistou o acesso inédito à Série B do Campeonato Brasileiro. Diante de mais de 44 mil presentes, Diego Torres e Rafael Tavares garantiram a quarta vitória seguida da Onça-pintada no quadrangular final da Série C.
Com apenas quatro anos de existência, o Amazonas FC escreveu mais um inesquecível capítulo de sua curta e brilhante história. Ao mesmo tempo que sobe mais uma divisão, a equipe aurinegra recoloca o estado do Amazonas na Série B do Brasileirão após 17 anos. A última vez que um clube amazonense disputou a competição foi em 2006, ano em que o São Raimundo acabou sendo rebaixado para a Série C.
O jogo
Empurrada por mais de 44 mil vozes, o Amazonas nem precisou de tanta pressão para abrir o placar. Ainda aos 16 minutos, após mais de quatro minutos analisando o VAR, o árbitro Bruno Arleu (FIFA) assinalou pênalti, por um toque de mão dentro da área. Na cobrança, aos 18, Diego Torres encheu o pé no meio do gol para fazer o estádio explodir de alegria.
Apenas quatro minutos depois, Bolt recebeu pela esquerda, deixou a marcação para trás e rolou para Rafael Tavares acertar o ângulo de Gustavo para fazer seu primeiro gol na Série C e colocar o 2 a 0 no placar. Aos 35, Diego Torres recebeu pelo meio e finalizou para o gol, mas Gustavo foi ângulo e mandou para escanteio.
Mesmo com a vantagem de dois gols, Onça ainda assustou no final do primeiro tempo. Já aos 48 minutos, Rafael Tavares dominou pela esquerda e cruzou para Bolt, que completou de cabeca, mas a bola bateu no chão e passou por cima da trave de Gustavo.
Segundo tempo
Diante do placar construído na primeira etapa, o Amazonas passou a administrar a partida após o intervalo. Enquanto o Botafogo-PB, mesmo que timidamente, tentava chegar ao ataque.
Aos 26 minutos, a Onça chegou com perigo e quase fez o terceiro. Em contra-ataque rápido, Bolt arrancou pelo meio e rolou para DG, que na cara do gol, finalizou de esquerda, mas parou em Gustavo.
Não importa como começa, mas sim como termina
Campeão amazonense em 2023, o Amazonas chegou à Série C com reforços importantes, como o atacante Sassá, artilheiro da competição com 17 gols. Porém, a estreia não foi como esperado, derrota para o Brusque, fora de casa. Após o começo ruim, a equipe amazonense se recuperou e deu início a uma excelente campanha.
Na primeira fase, sob o comando de Rafael Lacerda, a Onça-pintada acumulou nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas, somando assim 32 pontos e garantindo classificação para o quadrangular final na 3ª posição.
Na segunda fase, a história foi semelhante. O Amazonas sofreu duas derrotas seguidas, mas voltou aos trilhos e conquistou o histórico acesso à Série B, após quatro vitórias seguidas.
Só vale acesso de primeira
Com o acesso à Série B, o Amazonas chega ao segundo acesso nacional consecutivo e em apenas quatro anos de existência. Em 2022, na primeira competição nacional de sua história, a Onça-pintada subiu da Série D para a Série C e agora repete o feito em sua primeira edição da Terceirona. A nível estadual, a equipe aurinegra subiu da Série B para a Série A do Campeonato Amazonense em seu primeiro ano de história.
Oportunidade de seguir fazendo história
Garantido na Segundona da próxima temporada, o Amazonas ainda tem a chance de fechar a temporada com mais um título para sua galeria. Isso porque, com o tropeço do Paysandu diante do Volta Redonda, a equipe amazonense conquistou o acesso na liderança do seu grupo e garantiu vaga na grande final da Série C. Na decisão, a Onça-pintada vai encarar o Brusque-SC, em jogos de ida e volta.
Uma resposta
Hello there, I found your blog by way of Google whilst searching for a comparable topic, your web site came up, it seems good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.