O Plenário do Senado em sessão de debates temáticos nesta terça-feira (29), para discutir a reforma tributária (PEC 45/2019) com governadores. A iniciativa da sessão foi do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que considera “prioridade” ouvir os entes da federação sobre a simplificação tributária proposta pela reforma. Além dos governadores, o Senado também deve fazer uma sessão de debates com representantes dos prefeitos.
E o governador Wilson Lima do Amazonas está em Brasília relatou na tribuna do Senado a importância desse dialogo e sobre o ato de Pacheco está escutando os governadores, pois serão nos estados e municipios e que seram sentidos os efeitos das decisões tomadas na Reforma Tributária.
Wilson falou sobre o ponto que interessa a todo estado do Amazonas, em especial a Zona Franca de Manaus, pois esse modelo e o mais claro de desenvolvimento economnico e social e também que contribiu a preservação ambiental e da floresta, pois o mesmo representa 30% do BIP no estado e também 47% da arrecadação do ICMS, além de da emprego a mas de 500 mil pessoas direta e indiretamente representando 70% da atividade economica no Amazonas.
O governador fez um alerta sobre a reforma tributaria, pois caso aconteça de modificar o modelo zona franca pode tonar um problema social em todo estado.
“Sem a Zona Franca de Manaus o Amazonas será uma terra arrasada, pois não há nem um outro modelo ou uma outra atividade economica no Amazonas que tenha a capacidade de empregar uma quantidade tão significativa de pessoas que moram no mosso estado”, frisou Wilson.
Wilson relatou na tribuna do senado a preocupação que todo estado do Amazonas com relação a nova modelagem de cobrança no destino, pois esse e forma de mater a competitividadeda das empreas da Zona Franca com as outras de todo Pais.
CONFIRA NO VÍDEO: