Menu

Governo do Amazonas apoiando a pesquisa e construindo o futuro da Aquicultura no Amazonas

Compartilhe

A pesquisa foi financiada pelo Programa de Fixação de Recursos Humanos (Profix-RH) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) concluiu, no último sábado (15/7), no Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros do Amazonas -CTPC Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus) o projeto de pesquisa “Produção de Espécies Amazônicas em Sistemas Integrados”, como uma alternativa para a produção em pequena escala em viveiros escavados, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam)- Campus Presidente Figueiredo.

A informação é do secretário-executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, que esteve acompanhando os trabalhos coordenados no CTPC Balbina, pelo engenheiro de pesca da Sepror, Márcio Pinheiro, e pelo diretor local do Campus, professor Dr. Jackson Pantoja.

“Temos muito a comemorar com a conclusão de mais um experimento com participação da Sepror, por meio da Sepa, apoiada pelo secretário Petrucio Magalhães Júnior, em cumprimento as determinações do governador Wilson Lima, de sempre buscar alternativas de crescimento do setor de pesca amazonense com apoio das pesquisas e aplicação de resultados junto a todos os produtores amazonenses”, disse Cohen.

O CTPC Balbina disponibilizou 24 tanques experimentais e um laboratório para análises da qualidade de água em todos os tanques. No dia de encerramento da pesquisa foi realizada a despesca final, com obtenção de amostras para análise do sangue e do músculo dos peixes. Os resultados obtidos com relação ao desempenho das três espécies cultiváveis foram considerados excelentes e serão divulgados em breve, segundo Alessandro Cohen.

A pesquisa foi financiada pelo Programa de Fixação de Recursos Humanos (Profix-RH) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). É de autoria do Professor Dr. Jesaias Ismael Costa, do Campus do IFAM Presidente Figueiredo, Engenheiro de Pesca e Pesquisador do Amazonas, com Pós-Graduação a nível de Doutorado e Mestrado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista/ Jaboticabal (Unesp).

O projeto de pesquisa

Trata- se de um experimento para melhorar a produtividade do piscicultor de base familiar, através do consórcio das três espécies, Tambaqui, Matrinxã e Curimatã, aproveitando o máximo o ambiente cultivável disponível no viveiro, melhorando a produtividade. Foi desenvolvido nos tanques do CTPC-Balbina, com alunos do curso de Engenharia de Aquicultura do IFAM de Presidente Figueiredo, apoiados pela equipe técnica do Centro, coordenada pelo engenheiro de pesca Ronãn Freitas, com Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Fotos: Divulgação/Sepror

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress