Uma nova era se inicia no Reino Unido a partir deste sábado (6/5): a coroação do rei Charles III, após 70 anos de espera. O evento teve início às 6h e o monarca segue em procissão para a Abadia de Westminster em uma carruagem que, apesar de parecer “antiga”, pesa 3 toneladas e tem ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica.
O veículo, desenvolvido para o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, foi usado inicialmente em 2014. Ele é puxado por seis cavalos designados especialmente para a função.
A idealização é do australiano Jim Frecklington. Ao todo, foi necessário R$ 1,2 milhão em subsídios para a construção da carruagem, inteiramente feita em carvalho do HMS Victory, famoso navio de guerra do Reino Unido.
Coroação histórica
Comparado com a coroação da mãe de Charles, a rainha Elizabeth, o Palácio de Buckinham diminuiu pela metade o número de convidados.
Receberam convites para o evento 2.200 pessoas, incluindo membros da família real, representantes de 203 países — sendo 100 chefes de Estado — e membros de instituições de caridade patrocinadas pelo rei.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estiveram presentes.
Em nome da sustentabilidade e dos “novos tempos”, o monarca e a rainha Camilla optaram ainda por usar joias, roupas e móveis confeccionados para a investidura dos seus antecessores com o objetivo de economizar e preservar o meio ambiente.