A família do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está processando a revista Die Aktuelle por ter divulgado uma entrevista de Schumacher como sendo “exclusiva”.
A edição da revista foi publicada em 15 de abril e trazia na capa uma foto de Schumacher com o anúncio de que aquela seria “a primeira entrevista” que ele deu desde que sofreu o acidente em dezembro de 2013.
“Fale com ele uma vez. Pergunte a ele como está realmente. E finalmente obtenha respostas quase dez anos após seu trágico acidente de esqui. Nada de meias-sentenças, mas respostas dele!”,
começa o texto.
“Aqui está a incrível entrevista! Com respostas redentoras para as perguntas que o mundo inteiro vem fazendo há tanto tempo.”
No entanto, a publicação alemã revelou posteriormente que, na verdade, havia gerado citações do ex-piloto usando inteligência artificial. “Michael Schumacher realmente disse tudo sozinho? A entrevista foi on-line. Em uma página que tem a ver com inteligência artificial”, divulgou a revista no final do texto apenas.
A família do ex-piloto confirmou à agência de notícias Reuters a ação contra a revista.
Schumacher ficou em coma induzido depois que sofreu um acidente de esqui há dez anos. Desde então, ele não apareceu publicamente e seus familiares sempre fizeram questão de proteger a sua privacidade.
Schumacher é cuidado por uma equipe médica e sua mulher, Corinna, em sua casa em Lake Geneva, no Estado americano de Wisconsin.