Super Mario Bros., animação do encanador bigodudo da Nintendo já está nos cinemas brasileiros e é diversão garantida para quem é fã do personagem e dos games da empresa japonesa. Obviamente que o filme tem várias referências (easter eggs) ao longo de toda a projeção e é preciso ficar atento para ver todas.
Logo no começo do filme vemos Mario e Luigi no bairro do Brooklyn, em Nova York e eles entram numa pizzaria para fazer uma boquinha. Neste lugar existem um monte de easter eggs sensacionais para você prestar atenção. Já começa pelo nome do estabelecimento: Punch-Out Pizzaria. Punch-Out!! é um jogo de 1984, que teve várias sequências, e é possível ver fotos dos lutadores em quadros na parede.
Ainda na pizzaria, tem uma máquina de fliperama com um jogo chamado Jump Man e que mostra o game do Donkey Kong, que foi onde Mario fez sua primeira aparição, em 1981. Como ele não tinha nome ainda nesta época, era chamado apenas de “jump man” (o homem que pula). Aliás, quem está jogando neste arcade é o próprio Mario, só que com seu visual dos anos 80. A voz desta versão do bigodudo, no filme, foi feita por Charles Martinet, dublador que dá voz ao herói nos games.
Já fora da pizzaria, nas ruas do Brooklyn, Mario e Luigi vão para casa e, no caminho, passam por uma região em construção. Eles se penduram nas estruturas, sobem, descem, passam por portas, tudo exatamente igual ao que acontece no início do game Super Mario Bros.. É uma cena homenageando o famoso e clássico jogo de plataforma que todo mundo conhece e ama.
Ainda nas ruas do Brooklyn, Mario e Luigi se envolvem numa briga. Quando vencem, são aplaudidos pelas pessoas que estão na rua. Uma dessas pessoas é ninguém menos que Satoru Iwata, presidente da Nintendo muito querido dos fãs e que morreu em 2015 vítima de câncer.
Na casa de Mario e Luigi, onde conhecemos a família deles, é possível ver uma navezinha de Star Fox, jogo famoso da Nintendo. Também há um pôster na parede com Falcon, o protagonista do game F-Zero.
Quando Mario chega ao castelo da Princesa Peach, há dois guardinhas protegendo a entrada. O bigodudo italiano diz a eles que quer falar com moça e um dos seguranças diz “a princesa está em outro castelo”. Esta é uma frase clássica que aparece em Super Mario Bros. sempre que o jogador chega ao final de um dos mundos do game.
Logo quando Mario entra no castelo da Princesa a gente ouve a música que toca em Super Mario 64, jogo de 1996 do console Nintendo 64, também dentro do castelo. Nesta parte do filme, também vemos vários cenários famosos deste mesmo game dos anos 90.
O filme também cita Luigi’s Mansion, jogo famoso do irmão do Mario lançado em 2001. É possível ouvir a música do jogo. Neste momento do longa, Luigi também usa uma lanterna exatamente como faz no game.
Baby Mario e Baby Luigi aparecem no filme numa cena em flashback que mostra os irmãos ainda na época das fraldas.
Uma participação importante no longa-animado é o do gorilão Donkey Kong. Ele aparece bastante, assim como sua família. Vemos lá Diddy Kong (irmão de Donkey) e sua namorada Dixie. Da família Kong ainda estão Cranky, Swanky, Chunky e Funky.
Bem, há uma sequência inteira de perseguição de karts que é, obviamente, uma homenagem/citação à série de jogos Mario Kart. Tem casca de banana, cascos de tartaruga, bombas e tudo o mais que se vê no game de corrida do encanador italiano. Tem até a estrada de arco-íris