Um grupo de 30 orcas atacou uma dupla de baleias-cinzentas adultas na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O embate, que durou cerca de cinco horas, foi registrado por meio de um drone que sobrevoou o ataque feroz.
O vídeo, feito por Evan Brodsky, que estava no mar com o Monterey Bay Whale Watch, registrou as 30 orcas encurralando a dupla das gigantes baleias-cinzentas e logo partindo para o ataque, na tentativa de comê-las vivas.
O embate entre esses animais é bastante comum, apesar de as orcas atacarem os filhotes, que são bem mais vulneráveis e indefesos. O ataque é ainda mais incomum por “estar cedo”, já que nessa época os filhotes ainda não chegaram.
A tentativa falha das orcas durou por cerca de cinco horas, segundo Brodsky, que acompanhou até o momento em que as baleias-cinzentas chegaram a águas mais rasas e as orcas, finalmente, dispersaram.
“Normalmente, as baleias assassinas caçam filhotes de baleias-cinzentas enquanto se dirigem para suas áreas de alimentação ao norte com suas mães. Mas não eram filhotes: eram enormes baleias-cinzentas adultas! As baleias-cinzentas maltratadas finalmente chegaram a águas rasas e as orcas se separaram”,
escreveu Brodsky no Facebook após realizar o registro único.