Pouco antes da bola rolar para o confronto contra o Ypiranga, o jornalista Jeremias Wernek divulgou que o Grêmio sofreu uma punição da FIFA devido ao não pagamento de uma dívida com o Cerro Porteño por Mathias Villasanti. A diretoria confirma a dívida e a punição.
Qual o valor da dívida que impede o Grêmio de regularizar novos reforços
A punição imposta ao tricolor é chamada de “transfer ban”, que impede o clube de inscrever novos jogadores até que se regularize a situação. O valor é de aproximadamente 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,2 milhões): 825 mil dólares + 5% de juros + 41,5 mil dólares de custos processuais.
A diretoria do Grêmio, que confirma a dívida e a punição que já rola desde o início do mês de março, afirma que quitará a pendência na próxima semana. Com isso, o Grêmio poderá recorrer da punição, derrubando o “transfer ban” na Fifa.
Villasanti desembarcou em Porto Alegre no meio da temporada 2021. O valor acordado com o clube paraguaio foi de 3 milhões de dólares. Fora da partida contra o Ypiranga, o atleta está com a seleção paraguaia para um amistoso contra o Chile, marcado para este domingo (26) às 21:30. Com a camisa tricolor Villasanti atuou em 71 jogos e marcou 3 gols. Após o amistoso, se reapresenta no Grêmio para iniciar a preparação a primeira decisão do Gauchão 2023.