A Archer Aviation e a United Airlines anunciaram nessa sexta-feira (24) que farão parceria para desenvolver rota comercial de táxi aéreo em Chicago, nos EUA. O serviço deverá ser lançado em 2025 e planeja transportar pessoas do centro da cidade até o Aeroporto Internacional O’Hare e vice-versa.
Esse trajeto de forma terrestre costuma levar entre 35 minutos a mais de uma hora. A proposta de transporte aéreo apresentada pelas empresas promete fazer o mesmo trajeto em até dez minutos. A princípio, o serviço será somente nesses destinos, mas poderá ser expandido para cidades vizinhas.
Entenda melhor a parceria:
- A Archer afirma que a rota será “competitiva em termos de custo” e que, mesmo que seja limitada ao público de alta classe, também será bom para o meio ambiente;
- Os táxis aéreos da Archer que serão usados nesse serviço são equipados com motores elétricos e baterias, além de não produzirem emissões de gases tóxicos;
- “Esta nova e empolgante tecnologia descarbonizará ainda mais nossos meios de transporte, levando-nos a mais um passo à frente em nossa luta contra as mudanças climáticas”, afirmou a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot.
A United segue com altos investimentos no ramo de táxis aéreos. No ano passado, a empresa encomendou cerca de 200 desses veículos construídos pela Eve Air Mobility, que deverão ser entregues em 2026 – além de investir US$ 15 milhões na própria Eve Air.
Essa rota de voo desenvolvida entre a United e a Archer deverá ajudar na diminuição de emissões de gases tóxicos ao meio ambiente e o congestionamento do tráfego. No lado terrestre, a cidade de Chicago possui sistema de transporte público que inclui trens e ônibus elevados – a qual a Chicago Transit Authority (CTA) se comprometeu a converter para elétricos até 2040.
Com informações de Engadget