Técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) estão no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) realizando um diagnóstico situacional do atual sistema de abastecimento de água da cidade, com a finalidade de levantar dados específicos da área operacional, comercial e administrativa para elaboração de um relatório técnico que irá identificar os problemas da área de abastecimento além de apontar soluções e alternativas para melhorias.
Dois engenheiros e um analista químico da diretoria de operações estão realizando o diagnóstico em etapas no sistema de água, sendo elas: captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Manicoré possui 18 poços de captação sendo que 15 estão em funcionamento e três estão desativados. Foi medido e analisado a vazão, profundidade, revestimento, barrilete e verificado a parte elétrica dos poços e se possui algum tipo de tratamento.
O atual sistema conta com seis reservatórios de água, cinco elevados e um semiaterrado totalizando uma preservação de 1.900 m3 para atender aproximadamente 6 mil residências atingindo a cobertura de quase 100% da cidade, segundo dados do Sistema de Abastecimento de Água de Manicoré (SISAGUA).
Segundo o diretor de operações, Denison Gama, a visita técnica acontece para prestar um apoio ao município no fornecimento de água.
“Por orientação do governador Wilson Lima, e determinação do diretor presidente da Cosama, Armando do Valle, e a pedido do Prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, a Companhia chega na cidade para fazer um diagnóstico, uma modelagem hidráulica do sistema com o objetivo de prestar apoio técnico para melhorar a qualidade da água’’,
disse Gama.
São cinco dias de trabalho a ser executado pela equipe da Cosama em parceria com a Sisagua e demais secretarias municipais como a de meio ambiente, saúde e infraestrutura. Os técnicos mapearam a rede de distribuição e ponta de rede para verificar como está a estrutura da malha de água e também coletaram amostras de água dos todos os poços ativos para análise físico-química, microbiológica e metais, para verificar a qualidade da água e detectar possíveis agentes patológicos causadores de doenças de veiculação hídrica, pois atualmente não existe tratamento de água nos poços de captação de Manicoré, apenas monitoramento feito pelo VIGIAGUA.
Para o vice-prefeito da cidade, Paulo Sérgio Barbosa, um parecer técnico do sistema feito pela Cosama é fundamental para a elaboração de projetos na área em Manicoré.
“Um levantamento de visão técnica é muito importante para saber como está a estrutura de abastecimento. Temos feito trabalhos significativos na construção de poços artesianos e reservatórios elevados, mas a população da cidade tem crescido e precisamos medir a qualidade da água para subsidiar mais investimentos, pois precisamos servir água com qualidade dentro de um parecer técnico que nos aproxime da nossa realidade.’’,
afirmou Barbosa.
Para a técnica de enfermagem, Jandira Campos a presença da Cosama no município é importante pois existe uma preocupação para melhorar a qualidade do serviço.
“Hoje a água precisa de melhorias pois em alguns momentos ela fica suja, principalmente com a falta de energia, mas ainda assim estamos melhor do que antes, pois era bem pior e ter a Cosama para prestar apoio é muito importante”,
declarou Campos.
Após a conclusão da visita técnica será elaborado um relatório em até 10 dias e a Cosama irá apresentar o resultado geral à prefeitura municipal de Manicoré.
FOTOS: Divulgação/Cosama