Menu

Posse de Lula terá atiradores de elite e mais de 700 agentes da PF

Compartilhe

Esquema de segurança deve ser reforçado na capital federal

A organização do esquema de segurança programado para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve envolver a participação de um forte contingente de policiais em Brasília (DF), no próximo dia 1° de janeiro, e ter até a presença de atiradores de elite. É o que aponta uma reportagem do portal R7 publicada neste domingo (4).

O esquema deve ter como área de abrangência toda a região da Esplanada dos Ministérios, além do setor de hotéis, onde ficarão hospedadas as delegações estrangeiras, e as embaixadas, que receberão representantes de outros países. Ao todo, mais de 700 agentes da Polícia Federal devem atuar na capital do país.

Ainda de acordo com o R7, fontes declararam que a Polícia Federal trará agentes de outros estados para reforçar o suporte e que, inicialmente, a ideia era usar agentes recém-formados pela Academia Nacional de Polícia, mas o plano não avançou em razão da complexidade do evento.

Como parte do planejamento de segurança, atiradores de elite ficarão posicionados no alto dos prédios dos ministérios e agentes a paisana circularão em meio ao público para acompanhar a movimentação. Além disso, barreiras feitas pela Polícia Militar e acompanhadas por autoridades federais serão montadas na Esplanada.

A entrada de veículos nas vias que dão acesso à Praça dos Três Poderes ficará proibida e o público não poderá ingressar na área do evento com objetos que possam representar risco à segurança, como facas, cabos de bandeiras e outros utensílios.

Apenas a delegação dos Estados Unidos deve ocupar 200 quartos de um hotel na capital federal. Neste caso, além de policiais federais, agentes de entidades de segurança e investigação norte-americanos atuarão no esquema de segurança.

Na região da Esplanada, sistemas antidrones serão ativados e qualquer equipamento não autorizado que se aproximar da Praça dos Três Poderes será abatido. Nos eventos de posse anteriores, a segurança se concentrava no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). No entanto, desta vez, será a PF quem comandará o setor no evento.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress