Vindo de resultados expressivos na modalidade, os atletas Kamile Eduarda e Pietro Reis, colocaram o Amazonas no lugar mais alto do pódio ao disputarem o Circuito Nacional de Badminton. A dupla retornou de Campo Grande (MG) trazendo na bagagem medalhas de ouro e bronze do evento, que contou com mais de 357 atletas de diversos estados brasileiros.
“O resultado dessa competição só demonstra que o apoio dado pelo Governo do Amazonas tem sido fundamental para que nossos atletas consigam evoluir cada vez mais em competições nacionais. Temos acompanhado o trabalho dos atletas do badminton e sabemos do potencial das equipes que representam o Amazonas, sobretudo sabemos os níveis que podem alcançar”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
Garantindo o lugar mais alto no pódio, Pietro Reis conquistou duas medalhas de ouro nas categorias simples e dupla no Sub-13. Agora, o foco será sua transição de categoria para sub-15, já nas próximas competições.
“O resultado do circuito foi o melhor que tive em todo o ano, foi a primeira vez que consegui uma medalha de ouro na categoria simples. Agora é focar para as próximas competições, em que subirei de categoria e estarei firme para ficar entre melhores”, afirmou.
Disputando na categoria Sub-15, Kamile Eduarda conquistou medalha de bronze nas provas dupla e mista, para a atleta esse título representa mais um passo para seu maior objetivo.
“Estou feliz com o resultado, consegui subir no pódio e ter uma boa colocação. Os próximos desafios vão exigir treino e dedicação, pois vou competir na primeira etapa do Campeonato de Badminton de 2023 em Toledo no Paraná, quero ficar entre os 16 melhores do Brasil”, comentou.
Em menos de um ano, Kamile vem de resultados expressivos. A mãe da atleta, Kátia Gomes, declara que seu maior desejo é vê-la representando o Amazonas na equipe brasileira.
“Meu maior sonho como mãe é ver minha filha subindo no pódio e representando a Seleção Brasileira. Esse sentimento vai ser inexplicável. Agradeço todo apoio recebido pela Faar, isso está sendo fundamental para desenvolvimento da Kamile na modalidade”, disse.
Sobre a competição
Na sua sexta edição, o Circuito é considerado um dos eventos mais importantes no calendário nacional, coordenado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), a competição teve como objetivo acumular pontos para o ranking nacional.