Na manhã de hoje (30/11), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu a aula inaugural do curso básico de Doma, Manejo e Ferrageamento Equino para 15 apenados do regime semiaberto. São reeducandos que fazem parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” da Seap, que promove a remição de pena através do trabalho.
Ao final do curso, no mês de janeiro, os internos estarão aptos a desempenhar funções no ferrageamento e manejo dos equinos, corrigindo defeitos que venham a prejudicar a qualidade de vida dos animais, entre outras funções. As aulas estão divididas entre teoria e prática.
Esse curso é oriundo da parceria entre a Seap com o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Administração Regional do Estado do Amazonas.
A aula inaugural foi realizada na sede do CPE, localizada na rua Tiradentes, número 50, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da Capital, e contou com a presença do titular da Seap, coronel Paulo Cesar, do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Encarnação.
Estavam também presentes o comandante e subcomandante da Cavalaria, major Bruno e capitão Queiroz, respectivamente, outros Policiais Militares (PMs), servidores da Seap, além dos representantes do Cetam, Sepror e Senar.
“É mais um incentivo que a Seap está fomentando às Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), mas isso só é possível através das parceiras que nós temos. Eu sou muito grato ao CPE, ao Cetam, à Sepror e o Senar, por acreditarem que é possível mudar a vida dessas pessoas, mudar pra melhor. E essa é a nossa bandeira, pensamos e acreditamos que todos terão uma vida melhor”, finaliza o coronel Paulo Cesar, titular da Seap.