Motivado pela tragédia, ocorrida na última sexta-feira (25), na cidade de Aracruz, no Espirito Santo, onde quatro pessoas foram mortas em duas escolas da cidade por um adolescente de 16 anos, o vereador Luis Mitoso (PTB) encaminhou na Câmara Indicações aos Executivos Municipal e Estadual para que seja implementado, em REGIME DE URGÊNCIA, um plano específico visando definir uma política de segurança para as escolas e as creches da capital e do interior do Amazonas.
Tal sugestão seria executada com definição do quadro de servidores da Guarda Municipal e da Policia Militar para atender essas unidades educacionais.
“A finalidade destas indicações é prevenir fatos lamentáveis como o ocorrido em Aracruz, no Espírito Santo, onde quatro pessoas foram mortas por um adolescente movido pela intolerância e pelo ódio em duas escolas da cidade. Seguirei defendendo as famílias manauaras e amazonenses, como sempre fiz. Inclusive, sou autor da Emenda à Loman que dispõe sobre o armamento da Guarda Municipal aprovada por todos os vereadores da Casa e acolhida de forma rápida pelo Prefeito David Almeida”, destacou Luis Mitoso.
O vereador sabe que “colocar pessoas armadas nas escolas não é a solução definitiva”. Entretanto, ele defende que “é uma medida necessária e complementar a outras estratégias, que também precisam ser implementadas, como a maior atenção ao problema da saúde mental dos nossos alunos”, destacou.
Semana da saúde mental
O vereador Luis Mitoso protocolou também na Câmara Projeto de Lei (PL) que institui a Semana da Saúde Mental nas escolas públicas e privadas do Município de Manaus, a ser celebrada anualmente na primeira semana do mês de outubro.
Neste ato serão realizadas palestras, seminários, campanhas, rodas de conversas e outras ações nas escolas visando a atenção específica à questão do adoecimento psíquico de crianças e adolescentes.
Veja o vídeo: