Parecia que seria uma tarde boa para os belgas, já que o atacante Lukaku estava no banco de reservas a disposição do técnico Roberto Martinez, para enfrentar o Marrocos. Mas o dia foi bom mesmo para os africanos que venceram por 2 a 0, no estádio Al Thumama, em Doha.
Com gols de Abdelhamid Sabiri e Zakaria Aboukhlal, o Marrocos assumiu a liderança do Grupo F da Copa do Mundo e deixou o belgas com situação difícil na primeira fase da Copa do Mundo.
O jogo
Os europeus tiveram o domínio da posse de bola praticamente todo o primeiro tempo. No entanto, a munutenção da bola nos pés belgas por 65% do período não foi transformada em gols ou mesmo em chances reais de abrir o placar.
Com toques curtos, De Bruyne, Hazard e companhia não conseguiram criar jogadas e superar o sistema defensivo africano e o goleiro Munir não teve muito trabalho. O camisa 12 não seria o titular, mas o goleiro Bono sentiu uma contusão no aquecimento e não pode entrar em campo.
O Marrocos ficou pouco tempo com a bola nos pés, mas só não acabou o primeiro tempo na frente por causa da interferência do VAR. Numa cobrança de falta direta Ziyech fez o gol, mas Saiss estava impedido e atrapalhou o goleiro Courtois.
A história se repetiu no segundo tempo, mas seleção líder do ranking da Fifa deu um pouco mais de trabalho para o goleiro Munir. Ele teve de defender uma bola de Hazard e um bom chute de Martens.
Os marroquinos seguiram acreditando em uma bola. Boufal chegou a fazer uma linda jogada tirando de três jogadores belgas, mas errou no cruzamento.
Até que aos 27 minutos o Marrocos teve outra chance em bola parada e fez o gol. Dessa vez o VAR não anbulou. Sabiri cobrou direto, mais uma vez atrapalhado por Saiss, agora em posição legal, Courtois não chega na bola.
Próximos jogos
Na última rodada do Grupo F, a Bélgica enfrenta a Croácia, no estádio Ahmed bin Ali; e o Marrocos joga contra o Canadá, no Al Thumama. As duas partidas serão às 13h, na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro.