A assembleia de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elegeu o economista Ilan Goldfajn como presidente neste domingo (20/11).
É a primeira vez que um brasileiro é eleito para presidir o BID. Goldfajn foi escolhido com 80,1% dos votos.
O economista Ilan Goldfajn é ex-presidente do Banco Central (BC), que presidiu entre 2016 e 2019.
llan Goldfajn foi indicado como candidato do Brasil pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Em outubro, Guedes aproveitou as reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), nos Estados Unidos, para buscar apoio à candidatura brasileira.
Atualmente, Goldfajn é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Perfil
Nascido em Haifa (Israel) em 1966, Goldfajn mudou-se para o de Rio de Janeiro ainda jovem. Ele se formou em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e concluiu mestrado na mesma instituição.
Ilan acumula passagens pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), nos anos 1990, e pelo Itaú Unibanco, entre 2009 e 2016, onde atuou como economista-chefe. Foi sócio da Gávea Investimentos e também deu aulas de economia na PUC fluminense no início dos anos 2000.
Antes de assumir a presidência do BC, Ilan Goldfajn já havia sido diretor de política econômica da instituição entre 2000 e 2003.