Menu

Secretário de Comunicação alega que vídeo do portal Metrópoles é manipulado

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

O titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte, apresentou nesta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um laudo de 15 páginas feito por uma empresa privada do Paraná mostrando que o vídeo gravado dentro da Semcom, em que um motorista do portal O Abutre recebe dinheiro, teria sido manipulado.

Israel declarou que, desde o princípio, a gestão acreditava se tratar de um vídeo falso. Para comprovar, recorreu a uma empresa privada de perícia, que atestou em seu laudo “grosseiras manipulações”.

“Recorremos à SMART Perícias, que é a maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais do Brasil. Recebemos o laudo e o vídeo expõe manipulações”, afirmou Conte.

Questionado pelos vereadores sobre o valor do laudo, Israel disse, sem especificar valores, que pagou do próprio bolso a empresa especializada em perícias imobiliárias.

O secretário também deu satisfações sobre o caso. A chefe de gabinete envolvida, apenas identificada como “Thais”, figura que aparece no vídeo entregando o dinheiro ao motorista do portal O Abutre, teria sido exonerada após o vídeo.

Já quando perguntado sobre o valor exato repassado ao motorista do portal O Abutre pela servidora, o titular da Semcom não respondeu.

O secretário diz que gestão David Almeida tem sido alvo de ‘fakes’, citando o caso dos ‘deepfakes’ relacionados ao áudio envolvendo a educação, denunciados à Polícia Federal. Ele falou que o vídeo é mais uma tentativa de desgastar a administração municipal.

Em reação à polemica, na terça-feira (19) vereadores começaram a assinar um requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o dinheiro público destinado à comunicação na gestão de David Almeida. O autor do pedido de criação da CPI, vereador William Alemão (Cidadania), disse que é de extrema importância uma investigação.

“A população de Manaus precisa de uma resposta diante disso que a gente viu semana passada, que é uma vergonha nacional. Qualquer pessoa pode chegar na Semcom, um órgão público e receber dinheiro, agora? Nós vamos investigar tudo isso com a CPI”, questionou.

O requerimento deve continuar tramitando na CMM e já consta com 8 assinaturas, sendo necessária 14 assinaturas de vereadores para que seja instaurada a CPI na Casa.

Conforme divulgado com exclusividade pelo portal nacional Metrópoles, na última semana a Polícia Civil do Amazonas recebeu denúncia envolvendo um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias O Abutre. Nas imagens gravadas dentro da Semcom, o homem usa um celular em uma das mãos para confirmar a entrega de uma sacola.

O homem continua a filmar e se dirige a um banheiro público, no mesmo local. Ao fechar a cabine, o motorista abre a sacola sobre a descarga do vaso sanitário e retira um envelope. Em seguida, retira três maços grandes de dinheiro. Após empilhar o dinheiro, o homem vira a câmera para o próprio rosto e sorri. Logo depois, a gravação é finalizada.