O empresário e produtor audiovisual Erlan Moraes de Souza, foi o perito contratado pelo secretário municipal de comunicação, Israel Conte, e o responsável por produzir um laudo pericial que aponta uma possível “manipulação audiovisual” do vídeo em que um motorista do portal O Abutre aparece dentro da Semcom recebendo uma sacola de dinheiro.
O Radar investigou de quem é o perito e descobriu que Erlan é dono da Rizoma Produção Audiovisual Ltda, empresa que ganhou um prêmio cultural no valor de R$ 1,2 milhão da Prefeitura de Manaus no ano passado.
Na manhã desta quarta-feira (20), Israel Conte compareceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sob a justificativa de prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o vídeo da entrega de dinheiro nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o que se caracterizaria em suposto pagamento de propina na comunicação do prefeito de Manaus David Almeida (Avante).
Em seu discurso, enquanto mostrava os dados do laudo pericial no telão da Câmara Municipal, Israel Conte deu destaque ao nome do perito e suas qualificações. “Aqui está o nome do perito Erlan Moraes de Souza e todas as suas qualificações”.
Em uma rápida pesquisa nas redes sociais, é possível identificar os perfis de Erlan Moraes de Souza. Ele se identifica como diretor audiovisual da empresa Rizoma Produção Audiovisual Ltda. Na Receita Federal, o empresário aparece como proprietário da produtora.
Além disso, no documento de perícia, Erlan afirma que é pós-graduado em cinema pela Rizoma Produção Audivisual. Ou seja, é formado pela sua própria empresa.
No ano passado, a Rizoma Produção Audiovisual Ltda foi uma das vencedoras do “Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural” promovido pela Prefeitura de Manaus na categoria “audiovisual”. Com a premiação, o valor do apoio financeiro com recursos públicos para a empresa é no montante de R$ 1.205.000,00 (um milhão duzentos e cinco mil reais), conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de dezembro de 2023.
Empresa de perícias é contestada
Erlan prestou o serviço como perito para a Smart Perícias. Em seu discurso, o secretário de comunicação Israel Conte afirmou que a Smart Perícias é a “maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais do Brasil, atua em mais de 30 áreas e conta com mais de 1000 peritos colaboradores”.
Ocorre que a empresa, sediada no Paraná, no próprio documento da Receita Federal tem como atividade principal “cobrança e de informações cadastrais”.
Esta questão foi levantada pela vereadora Thaysa Lippy (UB). A parlamentar afirmou que, segundo dados da Receita Federal, a Smart Pericias e Avaliações Imobiliarias LTDA é uma empresa que tem como atividade principal “cobranças e informações cadastrais” e como secundárias até serviço de engenharia. Sobre este caso, o secretário de Comunicação, Israel Conte não se manifestou sobre.
No laudo consta ainda que o serviço foi pago pelo escritório jurídico ‘Borghi, Kalil e Kotsifas’, que defende os interesses de David Almeida na justiça eleitoral. Este é o mesmo grupo advocatício que entrou na justiça do Amazonas para questionar os resultados da pesquisa eleitoral da Pontual Pesquisas, que apontou o prefeito com rejeição de 20% e sua colocação em segundo lugar nas eleições municipais de 2024.
Rizoma Produção Audiovisual Ltda
Smart Pericias e Avaliações Imobiliarias LTDA
Publicação da Rizoma como vencedora da premiação
*Com informações radaramazonico