Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam, na tarde de sábado (28), uma carga de 133 sacos de carvão vegetal de origem ilegal, no bairro Nova Cidade, na zona Norte.
A ação ocorreu após denúncia feita à equipe policial ambiental, por volta das 15h30, informando sobre a carga transportada por um caminhão-baú na região. Na avenida Sete de Maio, no Nova Cidade, por meio das características informadas na denúncia, os militares efetuaram abordagem a um caminhão-baú.
Ao ser solicitado o Documento de Origem Florestal (DOF), o dono do material possuía, porém, havia inconformidade com os dados do veículo que transportava a carga, caracterizando uma infração ambiental, de acordo com o artigo 46 da Lei nº 9.605/1998. Após conferência, os militares verificaram que a carga de carvão vegetal totalizava cerca de 12,5 metros cúbicos, avaliada em R$ 180 mil.
Em razão dos fatos, o homem, a carga e o caminhão foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.