A Xiaomi está trabalhando em uma nova tecnologia a ser revelada nos próximos anos que usará som e outros componentes para carregar dispositivos eletroeletrônico.
A Xiaomi solicitou uma patente no CNIPA – Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, que revela alguns detalhes importantes da novidade que está por vir.
Além do carregamento via som, a patente registrada pela Xiaomi também envolve um dispositivo de armazenamento de energia.
A tecnologia inclui, de acordo com o documento, um “dispositivo de coleta de som e uma pluralidade de dispositivos de conversão de energia” para transformar a vibração ambiental em mecânica. Depois, essa vibração mecânica será convertida em uma corrente alternada que depois será transformada em corrente contínua.
A patente diz que essa tecnologia pode carregar smartphones e outros dispositivos eletrônicos sem a necessidade de plugar em tomada.
O novo tipo de tecnologia de carregamento sem fio da Xiaomi é muito promissor, mas não quer dizer que vá chegar ao mercado em breve. Existem muitas barreiras que a empresa terá de ultrapassar para tornar isso comercialmente viável.
Para efeito de comparação, a Xiaomi já revelou sua tecnologia HyperCharge de 200W, mas mesmo essa novidade pode levar mais de um ano para chegar aos smartphones. Na ocasião, a empresa tinha apenas um smartphone com tecnologia de carregamento rápido de 120W. Entretanto, podemos estar a alguns anos de distância da tecnologia de carregamento por som.