O Diretório Municipal do Partido Republicanos oficializou no último sábado (6) no Telhadão Maçônico a pré-candidatura de Adail Pinheiro à Prefeitura de Coari, interior do Amazonas, com a participação de mais de 5 mil coarienses, mesmo após polêmica envolvendo corrupção e abuso sexual infantil.
O lançamento contou com a presença de importantes figuras políticas, incluindo o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Silas Câmara, o deputado federal Adail Filho, a deputada estadual Mayara Pinheiro, o prefeito de Coari Keitton Pinheiro, vereadores e pré-candidatos a vereadores do município, todos do mesmo partido.
O evento intra-partidário reuniu as principais lideranças do estado e apresentou mais de 100 pré-candidatos a vereadores filiados à composição partidária de Adail Pinheiro, marcando o início do diálogo necessário na construção do futuro Plano de Governo para a cidade de Coari.
Ao ingressar na jornada da pré-candidatura, Adail Pinheiro, que foi prefeito de Coari em três mandatos, ressalta a importância de discutir temáticas com todas as representações das entidades de Coari, tanto na sede do município quanto na zona rural.
Em novembro de 2014, Adail Pinheiro foi condenado a 11 anos e 10 meses de prisão por crimes relacionados à prostituição e exploração sexual de menores. Em janeiro de 2017, recebeu um indulto presidencial, extinguindo sua pena. Ele também foi condenado a mais de 57 anos de prisão por desvio de recursos públicos. Além disso, enfrenta condenações no Tribunal de Contas da União por irregularidades em prestação de contas, incluindo no Programa Nacional de Transporte Escolar. Em 2014, teve seus direitos políticos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Com informações do site Dia a Dia