O governador Wilson Lima assina, nesta sexta-feira (17/02), decretos para a concessão de incentivos fiscais para mais de 60 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM). Com isso, o Governo do Amazonas amplia o fomento ao segmento industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Com a medida, a expectativa é gerar, aproximadamente, 2 mil novos postos de trabalho e novos investimentos no setor.
Para usufruírem dos incentivos fiscais, que variam de 55% a 100% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), as empresas beneficiárias deverão investir R$ 2 bilhões, aproximadamente, no estado.
O governador Wilson Lima faz a assinatura durante encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro da capital.
Com a nova concessão, o governador reafirma o compromisso do Governo do Estado com a manutenção do modelo Zona Franca de Manaus, especialmente quanto a oportunizar a geração de emprego e renda para a população.
Ao todo, o Polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 500 indústrias de alta tecnologia e alcançou, em outubro de 2022, 114 mil empregos diretos e mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas.
Entre as empresas beneficiadas pelos decretos assinados pelo governador Wilson Lima estão, por exemplo, a Samsumg e a Panasonic, além de Sociedades Empresariais.